Atualmente existem pessoas que são hinduístas ou budistas e também cristãs.Não sei dizer se o Paul Williams soube harmonizar o budismo,que nada afirma ou nega sobre Deus (não sendo propriamente uma religião,embora tenha se misturado com as mitologias locais nos diversos países onde foi difundido),com o cristianismo.Por meu lado,eu continuo crendo na doutrina tradicional cristã (salvação pela graça e na ressurreição,segundo o Evangelho e em conformidade com o ensino do cristianismo tradicional e o ensino de todos os santos cristãos)),à qual me foi divinamente revelada e não ensinada por alguém.Mas há muito tempo estou aberto às riquezas das grandes tradições religiosas,pois cada uma delas tem algo único e singular que podemos e devemos conhecer para não ficarmos presos a uma visão parcial da espiritualidade e conseqüente empobrecimento teórico e prático com relação à nossa própria vida espiritual.A meu ver,a tradição budista tem uma concepção muito mais interessante da reencarnação do que a concepção ocidental,que é uma corrupção da concepção original oriental.Enquanto no Ocidente a reencarnação é vista como solução,no Oriente é vista como o grande problema.Enquanto no Ocidente os reencarnacionistas procuram acumular "bom" carma para perpetuar o ego ilusório e a delusão ou ilusão (maya) inerente à vida egóica,no Oriente a preocupação é livrar-se de todo carma,pois tanto o mau carma quanto o "bom" carma prendem os seres sencientes na perpétua roda (samsara) de reencarnações,nas quais experimentarão as misérias da vida condicionada:enfermidade,decrepitude e morte,para poder viver a partir do verdadeiro Eu (Imago Dei) integrado ao Self (Eu transcendental,ou Deus) e perceber a realidade como ela realmente é,alcançando deste modo a iluminação ou a libertação (moksha) final,que seria algo equivalente à salvação cristã.Enquanto no Ocidente,a única prática para obter "bom" carma e uma encarnação melhor é uma espécie de Karma-Yoga (yoga=jugo,disciplina e karma= ação,boas ações,pricipalmente a filantropia que não deve ser confundida com a verdadeira caridade) dissociado dos outros yogas sem os quais é incompleto,no Oriente as práticas englobam todas as dimensões do ser humano.Existe também no Oriente a crença na possibilidade de um iluminado ou Guru realizado tomar sobre si o carma de outra pessoa,havendo relatos de que tal coisa foi feita com a correspondente conseqüência positiva.Para nós cristãos,Deus tomou nosso "carma",o "carma" de toda a humanidade sobre si em Cristo."E,quando vós estáveis espiritualmente mortos nos vossos pecados,vos vivificou em comunhão com Cristo,perdoando-vos todas as ofensas,havendo riscado a cédula das dívidas contra nós nas suas ordenanças,a qual nos era contrária,e a tirou do meio de nós,cravando-a na cruz."
Colossenses 2,13-14
http://www.ahandfulofleaves.org/documents/Unexpected%20Way_On%20Converting%20from%20Buddhism%20to%20Catholicism_Williams_2002.pdf
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